Linguagem e Comunicação – Harry Hoijier

Desculpem pelo atraso…

Leia o texto do antropólogo Harry Hoijier e atente para a importância do papel da linguagem na cultura.

A linguagem é de tal forma parte integrante de nossas atividades diárias que muitos podem considerá-la um fato mais ou menos natural e automático, como respirar ou piscar. Evidentemente, se no detivermos a pensar no assunto, verificaremos que nada há de automático em relação à linguagem.

(…)

É difícil apreender completamente a importância do papel desempenhado pela fala em nosso comportamento social. Como seria uma sociedade sem linguagem? Evidentemente, não haveria escrita nem outras formas de comunicação pela palavra, pois todas dependem, em última instância, da linguagem falada.

Nossos recursos para aprender seriam, em consequência, muito mais restritos. Seriam obrigados, como os animais, a aprender fazendo e observando as ações outros. Toda a história desapareceria (…). Não teríamos meios de expressar nossos pensamentos e ideias a outros, ou de participar dos processos mentais de nossos semelhantes.

Uma sociedade sem linguagem não poderia empreender a não ser as mais simples atividades cooperativas (…), não teria meios de assegurar a continuidade do comportamento e da aprendizagem necessária à criação da cultura. A sociedade humana, sem cultura, estaria reduzida ao nível das atuais sociedades de macacos. Os símios têm uma estrutura física bastante semelhante à nossa. Como os humanos, aprendem rapidamente pela experiência e pela observação e imitação das ações dos outros. Numerosos estudos revelaram que os macacos não só aprendem a utilizar ferramentas como também inventam-nas. A respeito, porém, do fato de que os macacos individualmente aprendem com facilidade e que, como indivíduos, apresentam notáveis resultados na aquisição de conhecimentos, os macacos como espécie jamais desenvolveram uma cultura.

(…) Quando um macaco resolve um problema, o conhecimento adquirido nessa experiência permanece estático. Pode lembrar-se dele se e quando aparecer problema do mesmo tipo, mas (…) não medita sobre esse conhecimento arquitetando meios de aplica-lo a outros problemas.

O homem, sim. Suas experiências diretas com problemas práticos são, como as do macaco, separados e distintas. Mas como possui linguagem, pode prosseguir na busca de soluções de problemas, além da experiência física direta, desenvolvendo desta maneira, em pensamento e discussão, novas aplicações para o conhecimento adquirido e para as formas aprimoradas de resolver problemas. Em resumo, devido à linguagem, as experiências do homem são contínuas, e não descontínuas como os macacos, revelando assim um desenvolvimento muitíssimo mais rápido.

(…) A cultura entre os homens revela progresso. Cada geração herda, pela palavra falada e por tradição, o conhecimento acumulado de seus antecessores, acrescenta suas próprias contribuições oriundas de experiências e observações, passando o conhecimento global às gerações seguintes. Este aspecto cumulativo, que distingue as culturas humanas do tipo conhecimento existentes nas sociedades animais, é possível devido à linguagem.

HOIJIER, Harry. Homem, cultura e sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 1982. p. 289.

Entendimento do texto – respondam e tragam na próxima aula.

1 – Levando-se em consideração o primeiro parágrafo do texto, é possível destacar que a linguagem é parte integrante de nossas vidas. Entretanto a linguagem não é inata. O que isso quer dizer? Como se transmite a linguagem?

2 – Atentando para o terceiro e o quarto parágrafo, faça uma lista do que ocorreria numa sociedade sem linguagem.

3 – O que revela o conhecimento acumulado? Justifique.

 

About these ads
Esse post foi publicado em Redação - 1º ano - Manhã, Redação - 2º ano - Manhã, Redação - 3º ano - Vespertino e marcado , , , . Guardar link permanente.

34 respostas para Linguagem e Comunicação – Harry Hoijier

  1. Emília Sousa Silva, 2º ano da manhã. disse:

    A linguagem dá ao ser humano o poder de manipulação que tira do outro a liberdade de expressão. Isso ocorre através da comunicação, que é a forma como as pessoas se relacionam entre si, sem ela estariamos em um mundo isolado é ela quem torna possível a própria vida em sociedade e também tem o poder de presidiar todas as relações humanas. È sempre muito importante falarmos dos elementos que regem a nossa vida e muitas vezes nem percebemos.

  2. José Walker de Matos Pinheiro disse:

    Todo ser humano é constituído por partes: braços, pernas, mãos, olhos, cabelos … e, a Linguagem. Será que você consegue imaginar o mundo sem Linguagem? Primeiro que, sem a Linguagem nem o mundo existiria, quanto mais pensar que ele pudesse existir.
    A linguagem tem duas formas que a caracterizam, em relação a COMUNICAÇÃO e a CULTURA, este último que também se faz por parte da própria comunicação.
    Como é sabido, a CULTURA é algo que vai perdurando e crescendo cada ve mais, dentro de cada povo, de cada ser, sendo isso, passado de geração em geração, através de gostos, costumes, por uso da própria linguagem, seja ela escrita, oral, gestual…
    Linguagem, Comunicação e Cultura são três coisas que caminham amplamente unidas. Sem linguagem: eu estaria aqui falando? principalmente, será que o mundo existiria? Óbvio que não, até porque ele é feito de um conjunto de culturas, gerações antigas, evoluídas, que somos nós. Então, sobre a linguagem, poderia passar um dia falando aqui, que não seria possível relatar sua própria importância. Ela é um exemplo de arma humana, para “manipular”, bem ou mal, para relacionar-se com os outros, através da própria comunicação.
    Então, a linguagem é algo fantástico, é o que conduz-nos pelo mundo.

    ‘José Walker de Matos Pinheiro, Aluno da 2ª Série do Ensino Médio, Turno Matutino.

  3. Rafaela Karine Fraga de Carvalho - 2º ano do ensino médio, matutino disse:

    De forma holística, podemos observar que nós seres humanos somos reflexo do que pensamos. A linguagem é capaz de abrir novos horizontes e de aproximar as pessoas, tornando-se um meio de comunicação de idéias e sentimentos. Sem ela, a nossa expressão, o poder de falar e ouvir o outro, seria totalmente impossível, pois o mundo iria tornar-se fechado para conceitos e culturas a serem aceitos. É através dela que podemos manifestar nosso pensamento e a nossa opinião, usando-a para o bem ou para o mal em meio à sociedade.

  4. Daniella Karoline Fraga de Carvalho - 2º ano do ensino médio, matutino disse:

    A transmissão de conhecimento se dá através da aproximação das pessoas por meio da comunicação. A linguagem contribui para nos tornarmos um ser crítico e consciente de que com ela podemos transformar a nossa forma de pensar em relação à sociedade atual. A nossa linguagem foi se aperfeiçoando cada vez mais, com características próprias e distintas como a arte, que é um dos principais meios de comunicação e manifestação de um povo em relação a sua cultura.

  5. RAFAELA KARINE FRAGA DE CARVALHO - 2º ANO ENSINO MÉDIO, MATUTINO disse:

    De forma holística, podemos observar que nós seres humanos somos reflexo do que pensamos. A linguagem é capaz de abrir novos horizontes e de aproximar as pessoas, tornando-se um meio de comunicação de idéias e sentimentos. Sem ela, a nossa expressão, o poder de falar e ouvir o outro, seria totalmente impossível, pois o mundo iria se tornar fechado para conceitos e culturas a serem aceitos. É através dela que podemos manifestar nosso pensamento e a nossa opinião, usando-a para o bem ou para o mal em meio à sociedade.

  6. Lorena Vasconcelos Cruz disse:

    O homem nada mais é do que um ser constituído de pensamentos, ações e instintos, tudo isso é uma forma de demonstrar o quanto é necessário se ter uma linguagem para o desenvolvimento de uma comunicação.
    Voltando para os primórdios da época, o homem à medida que foi surgindo e evoluindo se descobriu como uma espécie dotada de conhecimento, tanto que hoje somos classificados segundo a Biologia como a espécie HOMO SAPIENS SAPIENS (homem que sabe que sabe), isso derivou justamente dessa capacidade de se conhecer e saber o que esta pensando e sobre o que esta pensando naquele momento.
    Então chegando ao ponto, foi justamente nesse inicio que foi se desenvolvendo uma forma de comunicação que não deixa de ser a LINGUAGEM. Esta se apresentava de diversas formas, seja em desenho utilizado pelos homens das cavernas como na própria fala. A partir desse pontapé as civilizações surgiram e cada vez mais se modernizaram sendo capazes de utilizar essa linguagem para comercializar, expandir interesses pessoais e ate mesmo facilitar sua própria vida, criando os meios de comunicação.
    Voltando aos dias atuais, o homem que antes não tinha tanto conhecimento, hoje é capaz de construir um instrumento fantástico que revoluciono não apenas a comunicação como também influenciou a CULTURA, que foi a criação do computador e posteriormente a internet. A cada dia se aumenta mais as possibilidades de comunicações e linguagem e é a partir delas que formamos uma cultura que a cada século se refaz, por exemplo, a era em que vivemos é marcada pela tecnologia e isso faz parte da nossa cultura.
    Outra dado que podemos levantar sobre a linguagem é o poder que ela tem sobre nós, hoje uma pessoa que tem uma boa forma de se comunicar utilizando a linguagem é capaz de convencer as outras pessoas de qualquer coisa que ele queira e isso é chamado de manipulação da linguagem.
    Concluindo então, podemos dizer que sem a linguagem simplesmente não existiria uma forma de vida tão evoluída, podíamos ate existir mais seriamos como pessoas totalmente vegetativas, sem comunicação e sem interação, pois é a linguagem e suas diversas formas que movem o mundo.

    Lorena Vasconcelos 2° ano Ensino Médio-matutino.

  7. Rosalmira Santos Leal disse:

    A linguagem é um conjunto de simbolos cuja função é servir como meio de comunicação seja este visual, auditivo ou gestual. A comunicação é um dos principios para que exista a convivencia social, todas os seres vivos possuem um meio de comunicação seja esse simples, como no caso dos animais ou complexo como no caso do homem. Atraves destes dois elementos chaves é possivel expressar sentimentos e emoções, a linguagem escrita foi uma das invenções mais importantes da historia já que esta permitiu registrar mensagens que poderiam ser lidas por diversas pessoas. A linguagem e comunicação são bases para a existencia humana, pois sem esta cada homem seria apenas uma ilha. O homem já nasce com a capacidade de se comunicar, porem conforme vai crescendo vai sendo auxiliado a desenvolver melhor essa grande capacidade. Sem linguagem as pessoas não poderiam expressar nada do que sentem ou pensão seriam apenas pequenas ilhas reservando seus pensamentos parasi, sem ela simplesmente não seria possivel ler e comentar a respeito desse texto. Atraves de todo o conhecimento que acumulamos é possivel construir a nossa historia.Para Harry Hoijier a linguagem tem como foco a comunicação oral.

    Rosalmira Santos Leal, 2ª Série do Ensino Médio, Turno Matutino.

  8. Elvira Castro disse:

    Segundo o dicionário Aurélio, linguagem significa expressão do pensamento pela palavra, pela escrita ou por meio de sinais, ou seja, ela está em todos os lugares e é a principal forma de comunicação.
    Nós como seres humanos dominamos a linguagem, e por tal dominação não percebemos quão importante ela é, na verdade a linguagem infelizmente é tida como algo que faz parte da nossa rotina e não como parte da formação da cultura humana. Com ela é possível a comunicação não só na forma escrita, mas também oralmente e através de gestos, tendo o ultimo como exemplo os animais que usam gestos pra indicar aquilo que eles querem que seja feito.
    Assim a linguagem é qualquer e todo sistema de símbolos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos e gestuais, podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos.

    Elvira Castro 2º Ano Ensino Médio – Matutino

  9. Jesselmires maynart rabelo disse:

    A função biológica e cerebral da linguagem é aquilo que mais profundamente distingue o homem dos outros animais.

    Podemos considerar que o desenvolvimento desta função cerebral ocorre em estreita ligação com a bipedia e a libertação da mão, que permitiram o aumento do volume do cérebro, a par do desenvolvimento de órgãos fonadores e da mímica facial.
    Todo ser humano é constituído por partes: braços, pernas, mãos, olhos, cabelos … e, a Linguagem. Será que você consegue imaginar o mundo sem Linguagem? Não existiria.

  10. Jamylle Catarina disse:

    “Falo: logo existo”

    Todos nós enquanto seres humanos necessitamos da comunicação para poder tornar comum, transmitindo e compartilhando, resultando numa verdadeira representação da realidade. Mas tudo isso não seria possível se não houvesse a linguagem, pois este é o conjunto de códigos, que constitui a cultura dos povos e desenvolve a forma de pensar e agir dos seres.
    Sem a linguagem, e conseguentimente a comunicação, nós seres humanos não teríamos como viver em sociedade, viveríamos como uma agulha no palheiro, sem entender os “porquês” dos “porquês”. Estes elementos são essenciais para a sobrevivência dos seres, pois no mundo não é possível viver isolado.
    O homem tem o direito e a necessidade de se expressar, e quando falamos pela primeira vez, mesmo sendo uma única palavra, transmitimos para aqueles que nos ouviram, uma imensa alegria, e entendem que nos tornamos ainda mais humano. Mas ao mesmo tempo em que falamos, estamos sujeitos a sermos aprovados ou reprovados pela sociedade, porque dependendo de como falamos, seja de acordo com a gramática ou não, esses aparentemente pequenos detalhes, mas ao mesmo tempo tem uma forte influência na nossa formação social.
    Muitos fazem da linguagem a sua aliada, fazendo dela seu ponto forte. Outros se utilizam dessa forma de se comunicar para manipular o outro, alguns até usam a arte para se expressar, expondo um mictório e o titulando como A Fonte, como fez Marcel Duchamp, portanto, não importa de que argumentos e objetos utilizamos para nos comunicarmos e é assim que quando “falamos logo existimos”.

  11. Jamylle Catarina disse:

    “Falo: logo existo”

    Todos nós enquanto seres humanos necessitamos da comunicação para poder tornar comum, transmitindo e compartilhando, resultando numa verdadeira representação da realidade. Mas tudo isso não seria possível se não houvesse a linguagem, pois este é o conjunto de códigos, que constitui a cultura dos povos e desenvolve a forma de pensar e agir dos seres.
    Sem a linguagem, e conseguentimente a comunicação, nós seres humanos não teríamos como viver em sociedade, viveríamos como uma agulha no palheiro, sem entender os “porquês” dos “porquês”. Estes elementos são essenciais para a sobrevivência dos seres, pois no mundo não é possível viver isolado.
    O homem tem o direito e a necessidade de se expressar, e quando falamos pela primeira vez, mesmo sendo uma única palavra, transmitimos para aqueles que nos ouviram, uma imensa alegria, e entendem que nos tornamos ainda mais humano. Mas ao mesmo tempo em que falamos, estamos sujeitos a sermos aprovados ou reprovados pela sociedade, porque dependendo de como falamos, seja de acordo com a gramática ou não, esses aparentemente pequenos detalhes, mas ao mesmo tempo tem uma forte influência na nossa formação social.
    Muitos fazem da linguagem a sua aliada, fazendo dela seu ponto forte. Outros se utilizam dessa forma de se comunicar para manipular o outro, alguns até usam a arte para se expressar, expondo um mictório e o titulando como A Fonte, como fez Marcel Duchamp, portanto, não importa de que argumentos e objetos utilizamos para nos comunicarmos e é assim que quando “falamos logo existimos”.

    Jamylle Catarina Passos Carregosa 2º Ano do Ensino Médio – Matutino

  12. Pedro Henrique disse:

    A literatura nada mais é que, uma quebra de paradigma entre o real é o surreal. Ela nos proporciona viajar e conhecer dimensões e lugares que só nós poderemos conhecer.
    Uma arte que apresenta material de estudo para diversas outras ciências. Por meio de um texto literário, conseguimos perceber as ânsias de um povo em determinada época, muitas de suas características e modo de enxergar a vida, que são capacidades que só adquirimos com a leitura profunda.

    “Viajar pela leitura”

    “Viajar pela leitura
    Sem rumo, sem intenção.
    Só para viver a aventura
    Que é ter um livro nas mãos.
    É uma pena que só saiba disso
    Quem gosta de ler.
    Experimente!
    Assim sem compromisso,
    Você vai me entender.
    Mergulhe de cabeça
    Na imaginação!”

    (Clarice Pacheco)

    2° ano Ensino Médio-matutino.

  13. Alan Santana -1° Série - Matutino disse:

    A linguagem e a razão são as unicas coisas que nos torna humanos. Já pensou como seria uma pessoa sem linguagem? Como seriam suas atitudes diante das dificuldades? Como reageriam a um problema? Como seria o convivio dela na sociedade? Não existiria um mundo sem linguagem, sem comunicação. A linguagem é a unica forma que o ser humano tem para expressar seus sentimentos, para fazer criticas, para trabalhar, para fazer musicas, poemas, enfim “Viver”!

  14. Silas Freire - 2º ano / MATUTINO disse:

    Alguem conseguiria imaginar o mundo sem linguagem e comunicação? A linguagem e comunicação trazem um processo que traça a transformação e condição humana diante dos seus dilemas e comportamentos para com a sociedade. O momento que se “fala” transborda no ato gerador da linguagem como alicerce formador de mecanismos capazes de edificar e construir uma nova realidade social ; já , o momento que se “passa essa fala para um outro individuo” traz de forma simbolica , o ato de comunicar , ou seja , de passar para alguem aquilo que é objetivado pela linguagem. A comunicação e a linguagem trazem o paradoxo da realidade e a surrealidade. É ilogico tentar concentrar os nossos pensamentos em um mundo sem linguagem e comunicação . Essas ferramentas trouxeram mecanismos capazes de transformar de forma precisa e primordial , a personalidade do ser humano . Diante disso , a analogia comunicativa e linguistica traça a verdadeira metafora da condição humana no momento atual . Diante disso , concluo o meu pensamento afirmando que o mundo sem linguagem e sem comunicação , não é mundo! É um abismo sem saida , onde o ser humano não se encontra em sua competencia , condição e habilidade acerca da existencia da lingua .

  15. Michelle Ribeiro Santos disse:

    Sabemos que a caracteristica que diferencia o HOMEM dos demais animais consiste, essencialmente no desenvolvimento da consciencia reflexiva. Por intermédio dessa consciência, o homem passou a interferir no meio ambiente, adaptando-se as suas necessidades. Assim, o homem foi criando um mundo novo desenvolvendo a linguagem e surgindo rapidamente a comunicação que trouxe o aparecimento de diversas culturas.
    Entretanto, a característica da humanidade dependeu da nossa capacidade de criar sistemas de símbolos que constituem as linguagens, por meio dos quais somos capazes de nos comunicar, transmitindo aos outros o legado de nossa experiencia de vida, compartilhando os sentidos que a ela atribuímos.
    Dessa forma, o homem transmite suas exeriências e visões de mundo utilizando a comunicação, estabelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade, que é a base do imaginario e do conhecimento humano.
    Como disse Aristóteles:
    ” Somente o homem é um animal politico, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem permite ao homem exprimir-se e é isso que torna possível a vida social.”
    Com isso, a LINGUAGEM é a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilha-los. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção do sentido, que determina assim a comunicação entre os seres. Por isso, comunicar é tornar comum, podendo transmitir e compartilhar emoção, sentimento, informação. COMUNICAÇÃO é a representação de uma realidade.
    Dessa forma, sem informação não há comunicação e sem a linguagem não há informação. Assim, permitindo aos homens manter a capacidade de comunicação uns com os outros adquirindo sempre experiencias e conhecimento, atraves das suas informações.
    E ao pensar, ao ser capaz de projetar, ordenar, prever e interpretar, o homem sempre vivendo em grupos, começou a travar o mundo ao seu redor uma relação dotada de significado e sentido. O conhecimento do mundo transformou-se em um legado acumulativo fundamental para interpretar a realidade e agir sobre ela, ou seja, deu prigem à cultura humana.
    A CULTURA que é o amplo conjunto de conhecimentos e realizações que o ser humano, vivendo em sociedade que adquire e compartilha com o seu grupo social.
    Nesse prisma, podemos concluir dizendo que sem a linguagem não existiria comunicação e que sem a comunicação nao existiria a cultura, no entanto a linguagem desenvolveu todo o mundo e ao principio o homem ele é um ser social porque é dotado de linguagem, capaz de se comunicar e de exprimir significados.

    Michelle Ribeiro
    Aluna do 2º Ano do Ensino Médio

  16. Michelle Ribeiro Santos disse:

    Sabemos que a caracteristica que diferencia o HOMEM dos demais animais consiste, essencialmente no desenvolvimento da consciencia reflexiva. Por intermédio dessa consciência, o homem passou a interferir no meio ambiente, adaptando-se as suas necessidades. Assim, o homem foi criando um mundo novo desenvolvendo a linguagem e surgindo rapidamente a comunicação que trouxe o aparecimento de diversas culturas.
    Entretanto, a característica da humanidade dependeu da nossa capacidade de criar sistemas de símbolos que constituem as linguagens, por meio dos quais somos capazes de nos comunicar, transmitindo aos outros o legado de nossa experiencia de vida, compartilhando os sentidos que a ela atribuímos.
    Dessa forma, o homem transmite suas exeriências e visões de mundo utilizando a comunicação, estabelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade, que é a base do imaginario e do conhecimento humano.
    Como disse Aristóteles:
    ” Somente o homem é um animal politico, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem permite ao homem exprimir-se e é isso que torna possível a vida social.”
    Com isso, a LINGUAGEM é a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilha-los. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção do sentido, que determina assim a comunicação entre os seres. Por isso, comunicar é tornar comum, podendo transmitir e compartilhar emoção, sentimento, informação. COMUNICAÇÃO é a representação de uma realidade.
    Dessa forma, sem informação não há comunicação e sem a linguagem não há informação. Assim, permitindo aos homens manter a capacidade de comunicação uns com os outros adquirindo sempre experiencias e conhecimento, atraves das suas informações.
    E ao pensar, ao ser capaz de projetar, ordenar, prever e interpretar, o homem sempre vivendo em grupos, começou a travar o mundo ao seu redor uma relação dotada de significado e sentido. O conhecimento do mundo transformou-se em um legado acumulativo fundamental para interpretar a realidade e agir sobre ela, ou seja, deu prigem à cultura humana.
    A CULTURA que é o amplo conjunto de conhecimentos e realizações que o ser humano, vivendo em sociedade que adquire e compartilha com o seu grupo social.
    Nesse prisma, podemos concluir dizendo que sem a linguagem não existiria comunicação e que sem a comunicação nao existiria a cultura, no entanto a linguagem desenvolveu todo o mundo e ao principio o homem ele é um ser social porque é dotado de linguagem, capaz de se comunicar e de exprimir significados.

    Michelle Ribeiro
    Aluna do 2º Ano do Ensino Médio – Matutino

  17. Thalisson Ribeiro Andrade disse:

    A linguagem é a fonte primordial da razão nos seres vivos, pois a partir dela podemos nos comunicar, mas a linguagem não é apenas a escrita, essa linguagem tem muito haver com o que a pessoa realmente tenta passar adiante como informação, no caso dos animais “irracionais” a linguagem existe, mas não pode ser compreendida pelos humanos, já os animais “racionais “, mesmo tempo a capacidade de pensar faz com que o entendimento da linguagem seja dificil, mas por que isso acontece?
    A capacidade de manipular as pessoas também faz parte da linguagem, e é essa capacidade que faz com que não seja possivel que algumas pessoas possam se comunicar com pessoas, existindo sempre uma segunda intensão, como algo subliminar na frase ou no verso dito por cada um, no entanto o que seria o mundo sem linguagem? Será que realmente seriamos capazes de sobreviver em um mundo sem comunicação? A ausencia da linguagem faria com que a gente pudesse se transformar em seres irracionais? A habilidade de pensar é realmente baseada no foco da linguagem? Infelizmente não existem respostas para isso, no entanto é essa falta de respostas que faz com que o mundo possa se mover, e é essa grande quantidade de perguntas que pode ser capaz de aumentar a habilidade da linguagem de cada um.

    ‘Thalisson Ribeiro Andrade, 1° Ano E.M Matutino’

  18. Renata Santos disse:

    O texto vem para nos mostrar a importância da Linguagem em nossa vida, não podemos viver sem ela, será que nós poderiamos imaginar a sociedade sem a Linguagem? Creio que não, hoje em dia nada podemos fazer sem termos a Linguagem. Podemos dizer que somos formados por água, sangue, veias, etc. Mas não podemos deixar de lado a tão importante Linguagem sem ela não somos nada. Entre a linguagem podemos de dizer que uma (parte) importante é a comunicação, pois, é através da comunicação que nós seres humanos nos comunicamos com os outros. E isso é essencial para a vida.

  19. Ana Luiza disse:

    A cultura de um povo é expressa pela linguagem do mesmo, daí surge à questão qual o real valor da linguagem? Claro todos devem convir em afirmar que a linguagem é muito importante, pois quem não gosta de conseguir se expressar?
    Na sociedade em que vivemos saber comunicar-se é mais que ter uma fala culta ou bom vocabulário, trata-se de saber o que dizer e quando dizer, claro que para isso o estudo é primordial então os educadores devem, e tem o poder de oferecer linguagem e consequentemente cultura aos estudantes.
    Todas as pessoas e animais têm o dom de comunicar-se, a diferença entre eles segundo o texto Linguagem e Comunicação – Harry Hoijier é que o macaco, por exemplo, descobre novas formas de resolver um problema, mas não passa à diante já o ser humano através da fala procura logo passar a hipótese para seu próximo.
    Linguagem é personalidade, identidade cultural, não importa como você se expresse, se for entendido, estará se comunicando bem, pois como diria Fernando Pessoa: “Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo”.

  20. Ana Luiza disse:

    Ana Luiza, 1°ano do ensino médio (VESPERTINO)

    A cultura de um povo é expressa pela linguagem do mesmo, daí surge à questão qual o real valor da linguagem? Claro todos devem convir em afirmar que a linguagem é muito importante, pois quem não gosta de conseguir se expressar?
    Na sociedade em que vivemos saber comunicar-se é mais que ter uma fala culta ou bom vocabulário, trata-se de saber o que dizer e quando dizer, claro que para isso o estudo é primordial então os educadores devem, e tem o poder de oferecer linguagem e consequentemente cultura aos estudantes.
    Todas as pessoas e animais têm o dom de comunicar-se, a diferença entre eles segundo o texto Linguagem e Comunicação – Harry Hoijier é que o macaco, por exemplo, descobre novas formas de resolver um problema, mas não passa à diante já o ser humano através da fala procura logo passar a hipótese para seu próximo.
    Linguagem é personalidade, identidade cultural, não importa como você se expresse, se for entendido, estará se comunicando bem, pois como diria Fernando Pessoa: “Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo”.

  21. Déborah Lorena disse:

    Todos sabemos que a linguagem é fundamental em nossas vidas pois, por elas podemos nos expressar e se comunicar com as pessoas ao nosso redor . A linguagem também podem ser representadas por escritas , quando colocamos nossos sentimentos ou o que pensamos no papel ou onde quer que seja . Não podemos nos imaginar sem a linguagem , pois ela também é um meio que nos faz questionar informações sobre o mundo em que vivemos . E afinal quem conseguiria viver sem a linguagem ?

    1º ano do E.M ‘

  22. Rammon Rocha 2º ano do E.M matutino disse:

    Desde os primórdios da humanidade, o homem vem adaptando-se e construindo sua própria história, tendo em vista que a linguagem por ele adquirida e desenvolvida foi responsável pela maior de suas evoluções, a evolução mental. O processo lingüístico, em si, gira em torno dum eixo que move a engrenagem da vida, a busca incessante pelo conhecimento, conhecimento esse que resultou em tudo que vemos e temos hoje, e graças a ele, a nossa cultura é o que é, múltipla e diversa. O ser humano, em sua ignorância, ou na ausência do conhecimento é um animal como todos os outros, passa a comportar-se de forma irracional, pois o que honra a verdadeira essência de sua espécie, o que realmente o torna um homo sapiens é a linguagem e o conhecimento por ela gerado, afinal o saber surge exatamente no conhecer. Nesse prisma, é utópico e até surreal imaginar o mundo e a construção de uma civilização cultural sem o artefato da linguagem. Sem a linguagem nada seríamos.

  23. Vilmara Deysielly disse:

    Vilmara Deysielly, 1°ano do ensino médio (VESPERTINO)

    “Um armário de idéias vazio” assim pode-se considerar uma sociedade sem a linguagem, afinal, é até difícil de imaginar uma população sem COMUNICAÇÃO, um sorriso, um simples movimento de nossos lábios, como ele pode nos transmitir tantos significados, como ele pode nos confortar, ou até mesmo em outras situações nos dar medo, raiva, incerteza. Se um sorriso pode ter um poder tão imenso diante das pessoas, e o que falar da INTERNET? Ela que traz o mundo em uma página virtual, que nos informa nos alerta, que aproxima amigos, que afasta.
    O homem tem um grande tesouro, o poder de raciocinar, de aprender, de se comunicar, DE PENSAR, é como dizia Descartes “Penso, logo existo” o que seria do ser humano se ele não conseguisse interpretar o que estar ao seu redor e guardar aquilo em sua mente? E se a escrita não existisse, como iríamos conhecer nossa história? E principalmente a NOSSA CULTURA, nossa IDENTIDADE? De que valeria apena ter nascido, se nem nosso próprio passado não conhecêssemos? A linguagem se constrói nas interações sociais, por isso considera-se que ela não é inata.
    Concluí-se então que a natureza do homem e a relação dele com o universo tornam a linguagem não só importante e sim NECESSÁRIA, sem ela não tem como existir os padrões predominantes de uma sociedade.

  24. Aline Santos Melo disse:

    Aline Santos Melo – 2° ano E.M. – Vespertino

    Fala como é difícil aprender a importância do papel que é desempenhado pela fala em nosso comportamento social, que a sociedade sem linguagem não poderia aprender a não ser as mais simples atividades. Os humanos têm capacidade de aprender rapidamente pela observação e imitação das ações dos outros. O texto fala também que a cultura entre os homens revela progresso e que cada geração herda pela palavra falada e por tradição.

  25. Luana Santos disse:

    Luana Santos, 1°ano do ensino médio (VESPERTINO)
    A linguagem para todo o ser é um fator primordial para o desenvolvimento de sua própria comunicação. Desde que a sociedade antiga os seres existentes não tinham aprendizagem que habitualmente existe. Porém não é por este motivo que a linguagem vai deixar de existir, cada um tem sua forma de se comunicar, pois desde que passamos a ocupar um espaço na atmosfera podemos dizer que temos um modo de expressar o que queremos transmitir.
    O que seria do ser humano sem uma comunicação? Não só emporta o modo que falamos, um simples gesto que conseguimos trasmitir, um aperto de mão, um abraço ou um simples sorriso pode ser maior que um palavra. A pior coisa que poderia acontecer era viver numa sociedade sem conseguir ou saber se comunicar de nenhuma forma.
    Com conhecimento acumulado ajuda mais a entender o desenvolvimento da capacidade de cada ser. Todos temos CULTURA, que digamos que é uma mistura de conhecimentos que ficam guardados em algum lugar do nosso cérebro.

  26. Acássia disse:

    Como podemos perceber a linguagem é a base para o homem sobreviver!
    Com ela nos comunicamos, socializamos, e etc…
    Uma humanidade sem linguagem, seria uma humanidade sem comunicação, ou seja, uma humanidade dispersa de tantas outras.
    Não poderíamos imaginar uma humanidade sem comunicação, sem meios de saber notícias.
    Sem a comunicação não teríamos uma cultura definitiva, pensando bem, será que teríamos uma cultura?!
    Essa pergunta fica dispersa no ar sem resposta.
    É isso, comunicação é tudo que temos, que somos, que geramos…

  27. Acássia disse:

    Acássia 1º ano Ensino médio (VESPERTINO)

    Como podemos perceber a linguagem é a base para o homem sobreviver!
    Com ela nos comunicamos, socializamos, e etc…
    Uma humanidade sem linguagem, seria uma humanidade sem comunicação, ou seja, uma humanidade dispersa de tantas outras.
    Não poderíamos imaginar uma humanidade sem comunicação, sem meios de saber notícias.
    Sem a comunicação não teríamos uma cultura definitiva, pensando bem, será que teríamos uma cultura?!
    Essa pergunta fica dispersa no ar sem resposta.
    É isso, comunicação é tudo que temos, que somos, que geramos…

  28. Stela Carregosa disse:

    Aluna do 2ª ano do Ensino Médio (Vespertino)

    -A linguagem é tudo de mais rico que se pode ter em uma sociedade ou seja linguagem é todo tipo de jeito ou gesto ou língua que você consegue se comunicar, sendo então a linguagem vai depender da sua região.

  29. Ewerton disse:

    Ewerton, 1°ano do ensino médio (VESPERTINO)

    A linguagem é fator primordial para uma sociedade, pois através dela as pessoas conversam, trocam opiniões e até mesmo passam o conhecimento ao seu próximo.
    Se nós não tivéssemos a fala nos comunicaríamos com gestos, ou desenhos, mas e se não tivéssemos linguagem alguma? O mundo não evoluiria e talvez sem a comunicação inda fossemos “homens primitivos”.
    A comunicação não é somente de valor inestimável, mas torna-se algo indispensável para a vida. Hoje temos varias tecnologias para nos expressarmos como, por exemplo, a internet, possibilitando que alguém no Brasil converse com outra pessoa no Japão, será que algum dia os antigos filósofos imaginaram essa façanha?
    Percebe-se então que linguagem é mais que a fala trata-se de qualquer gesto feito para expor opiniões.

  30. Antonia Carine disse:

    A linguagem é algo essencial e de grande importância em nossas vidas. Pois, nos proporciona a liberdade de expressão e comunicação. Assim, podemos expressar nossas opiniões, ideias e pensamentos para que estes continuem a cada geração, influenciando na nossa cultura. Afinal, o que seria de nós sem a linguagem? Como seria um mundo sem comunicação? Não haveria cultura e o ser humano não poderia passar seu conhecimento adiante. Mas, como há linguagem, podemos continuar na procura de soluções de problemas, tornando as experiências do homem contínuas para que assim possamos evoluir cada vez mais.

    1º E.M matutino

  31. JVitor da Mata disse:

    ĴØΔØ VƗŦØŘ, 1ª ano E’M (MATUTINO?!) ŁØŁ

    Segundo Harry Hoijier: “A linguagem é de tal forma parte integrante de nossas atividades diárias que muitos podem considerá-la um fato mais ou menos natural e automático, como respirar ou piscar. Evidentemente, se no detivermos a pensar no assunto, verificaremos que nada há de automático em relação à linguagem.”
    A linguagem relativamente não é algo natural de todas as espécies, porém é essência, tanto quanto o extinto para sobrevivência, logo quando o ser humano nasce, ele é induzido à fala e consecutivamente a vida social, ao contrario viveria isolado pelo resto de sua vida, podendo até ser desconsiderado como ser humano, e visto por qualquer outro animal qualquer, que sim… Vivem em Sociedade… e constroem sua vida em conjunto, em comunidade, mas que não tem cultura.
    A linguagem e a comunicação são vitais, ambos diferem o ser humano de um ser racional para um ser pensante que tem a razão, do “homem que sabe que sabe”, sendo assim então mais que um mero meio de expressão, que considera-se como cultura, mas sim base da sobrevivência, que adquire-se apenas com a experiência.

  32. Érica Menezes disse:

    A linguagem é uma das principais armas da evolução humana, a partir da necessidade do “homem” em se comunicar não só pelos gestos ou então por figuras feitas de pedra. Mas foi assim que surgiu ás civilizações e que foram se organizando, criando sociedades cada vez, mais complexas.
    A linguagem é uma forma de expressão e de comunicação mais importante entre as pessoas. Ela não é apenas um conjunto de palavras escrita ou falada, pode ser também representada por gestos e imagens. Ou seja, ela pode ser verbal e não-verbal.
    Assim, o uso das linguagens é um dos mais importantes, entendendo-se a linguagem como um conjunto organizado e limitado de signos associados segundo um grupo de regras de combinação. Do gesto á palavra, as mais diferentes linguagem estão incorporados a esta definição.

    Érica Menezes, 2º ano do Ensino Médio – Matutino.

  33. Gabriel Dias disse:

    A capacidade do ser humano de se comunicar o torna diferente de outras espécies. A complexidade proposta pela linguagem é a responsável por todos os avanços e conquistas do homem.
    A comunicação torna o homem volútel aos mais diversos tipos de situações. Além disso, o poder da comunicação fazem o homem um animal menos irracional. A linguagem seja ela escrita ou falada revolucionou as maneiras de relações humanas. Uma complexa expressão em sinais e desenhos pôde ser simplificada em pequenas palavras.
    A linguagem e comunicação nos possibilita uma rede de conhecimento infinito que nos diferencia das demais classes animais. A apredizagem obtida é contínua, o homem torna um simples problema em uma busca pelo saber, com formulações e reformulações, passada de gereção em geração.
    Paralelamente, a comunicação ofereceu um favorecimento ao desenvolvimento de uma cultura humana ligada à diversos conhecimentos e práticas da comunidade do Homo Sapiens Sapiens, permitindo que o conhecimento acumulado seja passado ao longo do tempo.

    1° ano do Ensino Médio, Matutino.

  34. João Paulo Fraga Santa Rosa disse:

    Nossa sociedade se formou a partir do desenvolvimento de técnicas propostas para melhorar o convívio e a vida neste ambiente, ser humano é considerado um ser histórico assim que desenvolve a linguagem em suas formas mais complexas, a fala e a escrita.

    Conforme é citado pelo autor: A cultura entre os homens revela progresso. Cada geração herda, pela palavra falada e por tradição, o conhecimento acumulado de seus antecessores, acrescenta suas próprias contribuições oriundas de experiências e observações, passando o conhecimento global às gerações seguintes. Este aspecto cumulativo, que distingue as culturas humanas do tipo conhecimento existentes nas sociedades animais, é possível devido à linguagem.

    O ser humano faz parte de uma sociedade de desenvolvimento acumulativo, e que, graças a linguagem que é tão impostante pode transformar esta cultura numa vantagem para qualquer outro ser que habite o meio em que ele vive. Possibilitando técnicas e desenvolvimento cada vez superior, formando essa sociedade de que fazemos parte, baseada na linguagem e comunicação.

    João Paulo Fraga Santa Rosa, 1º ano matutino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s